Descrição
Berimbau Viola 1
O berimbau viola 1 é um dos três tipos principais de berimbau usados na capoeira, ao lado do médio e do gunga.
O berimbau viola é um dos três tipos principais de berimbaus utilizados na roda de capoeira, junto com o berimbau gunga e o berimbau médio. Cada um deles tem seu papel e suas características específicas, e o berimbau viola é conhecido por seu som agudo e mais penetrante.
Qualidades do Berimbau Viola 1
1. Sonoridade Aguda: O berimbau viola 1 tem a afinação mais alta entre os berimbaus, o que lhe confere um som agudo e claro. Essa característica permite que o berimbau viola se destaque mesmo em meio ao coro de outros instrumentos e cantos na roda de capoeira.
2. Virtuosidade e Improvisação: O berimbau viola é frequentemente tocado por capoeiristas mais experientes, que demonstram suas habilidades através de floreios, variações e improvisações rítmicas. Isso adiciona dinamismo e complexidade à música da roda de capoeira, inspirando os jogadores a se movimentarem de maneira mais criativa.
3. Diálogo Musical: Na roda de capoeira, o berimbau viola estabelece um diálogo com os outros berimbaus e instrumentos. Sua agilidade permite responder rapidamente às mudanças de ritmo e intensidade, criando uma conversa musical que guia os movimentos dos capoeiristas.
4. Energia e Estímulo: A presença do berimbau viola na roda é fundamental para manter a energia alta. Seu som vibrante e ágil estimula os capoeiristas a manterem-se alertas e reativos, aumentando a intensidade dos jogos e a interação entre os jogadores.
Papel na Roda de Capoeira
Na roda de capoeira, o berimbau viola complementa o berimbau gunga e o berimbau médio, cada um com sua função específica. Enquanto o gunga estabelece o ritmo base e o médio faz a ligação entre os dois, o viola traz variação e ornamento, enriquecendo a música com sua sonoridade aguda e ágil.
O berimbau viola, com suas qualidades distintas, é essencial para a dinâmica e a vibração da roda de capoeira. Seu som agudo e capacidade de improvisação não apenas enriquecem a música, mas também inspiram e desafiam os capoeiristas a explorarem novos movimentos e interações dentro da roda.
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Como surgiu a capoeira regional?
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A luta regional baiana
Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas utilizavam suas habilidades para impressionar turistas, acreditava que a capoeira estaria perdendo sua eficiência como arte marcial.
Dessa forma, Bimba, com auxílio de seu aluno José Cisnando Lima, tornoU-a mais eficiente para o combate, inserindo alguns movimentos/golpes de outras artes marciais, como o batuque. Mestre Bimba também desenvolveu um dos primeiros métodos de treinamento sistemático para a capoeira. Como a palavra capoeira ainda era proibida pelo código Penal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana.[16]
Em 1937, Bimba fundou o centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obteve aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias.[16] Finalmente, em 1940, a capoeira saiu do código Penal brasileiro e deixou definitivamente a ilegalidade. Começou, então, um longo processo de desmarginalização da capoeira.
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