Berimbau Gunga 1

R$ 250,00

BIRIBA / CANDEIAS / CABAÇA GUNGA / PEDRA / BAQUETA E CAXIXI EM VERNIZ NATURAL / TAMANHO 1,60M

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Descrição

Berimbau Gunga 1

Berimbau Gunga 1
Berimbau Gunga 1 dos três é o modelo com a maior cabaça

 

O berimbau gunga é um dos três tipos principais de berimbau usados na capoeira, ao lado do médio e do viola.

O gunga é o maior dos três, com um corpo mais largo e uma cabaça (a caixa de ressonância feita de cabaça seca) maior, o que lhe confere um som mais grave e profundo.

Berimbau Gunga 1

Qualidades do Berimbau Gunga na Roda de Capoeira

1. Base Rítmica:
O gunga é essencial na roda de capoeira porque estabelece a base rítmica. Seu som grave e ressonante proporciona um pulso constante que guia o ritmo dos outros instrumentos e dos movimentos dos capoeiristas. Ele serve como o “coração” da roda, mantendo todos sincronizados.

2. Autoridade e Controle:
O berimbau gunga é geralmente tocado pelo capoeirista mais experiente ou pelo mestre da roda. Sua presença sonora forte confere autoridade, e o tocador do gunga tem o poder de mudar o ritmo e a dinâmica da roda, sinalizando mudanças nos movimentos e no jogo através de variações rítmicas e chamadas específicas.

3. Comunicação:
Na capoeira, a música e o canto são formas de comunicação. O gunga, com seu som poderoso, destaca-se na comunicação entre os capoeiristas e entre o líder da roda e os participantes. Ele pode ser usado para marcar o início e o fim dos jogos, para indicar momentos de ataque ou defesa e para chamar a atenção para certos aspectos do jogo.

4. Equilíbrio Sonoro:
O som grave do gunga equilibra as frequências mais agudas dos outros berimbaus (médio e viola) e dos instrumentos de percussão como o pandeiro e o atabaque. Essa combinação de sons cria uma paisagem sonora rica e completa, essencial para a experiência auditiva da roda de capoeira.

5. Tradição e Cultura:
O berimbau gunga também carrega um profundo significado cultural e tradicional. Seu uso na roda de capoeira é uma homenagem às raízes africanas e à história da capoeira. Ele representa a continuidade e a preservação de uma prática ancestral que foi transmitida de geração em geração.

Berimbau Gunga 1

O berimbau gunga, com seu som grave e potente, desempenha um papel crucial na roda de capoeira. Ele não só estabelece o ritmo e a estrutura da roda, mas também atua como um instrumento de comunicação e autoridade.

Sua presença assegura a harmonia sonora e a manutenção das tradições culturais, fazendo dele um elemento indispensável na prática da capoeira.

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Tocar um berimbau gunga da IluBrasileiro é uma arte que envolve aprendizado gradual e conexão com o instrumento. O gunga é o maior e mais grave dos três tipos de berimbau (gunga, médio e viola) e é geralmente usado para marcar a base rítmica nas rodas de capoeira. Aqui está um guia para tocar o berimbau gunga:


1. Conhecendo o Berimbau Gunga

  • Arco de Madeira: Feito de biriba ou outra madeira resistente.
  • Cabaça Grande: Amplifica o som grave característico do gunga.
  • Arame: Preso ao arco, é a principal fonte sonora do instrumento.
  • Baqueta (Vara): Usada para percutir o arame.
  • Caxixi: Pequeno chocalho usado na mão que segura a baqueta.
  • Dobrão (ou Pedra): Um disco de metal ou pedra usado para alterar o som.

2. Posição e Pegada

  1. Mão Esquerda (para destros):
    • Segura o berimbau pela parte inferior do arco.
    • Usa os dedos para controlar a posição do dobrão contra o arame.
  2. Mão Direita:
    • Segura a baqueta e o caxixi juntos.
    • A baqueta é usada para percutir o arame, enquanto o caxixi complementa o som.
  3. Postura:
    • Mantenha o berimbau levemente inclinado para frente.
    • A cabaça deve estar próxima ao corpo, podendo ser afastada ou encostada ao abdômen para variar o timbre.

3. Sons Básicos

  1. Som Aberto:
    • Toque o arame com a baqueta sem pressioná-lo com o dobrão.
    • Produz um som grave e ressonante.
  2. Som Fechado:
    • Pressione o arame com o dobrão enquanto o percutir.
    • Produz um som mais agudo.
  3. Buzz (Chiado):
    • Pressione levemente o arame com o dobrão, criando um som abafado ou vibrado.

4. Ritmos Básicos

Angola (Mais lento, característico do gunga):

  • Padrão Rítmico:
    • Aberto, Fechado, Buzz (pausa).
    • Grave, agudo, chiado.

Berimbau Gunga 1

São Bento Grande (Mais rápido e enérgico):

  • Padrão Rítmico:
    • Fechado, Aberto, Fechado, Buzz.

Toques Variados:

  • O gunga geralmente mantém a base enquanto os médios e violas improvisam.
  • Pratique ritmos simples antes de avançar para variações.

5. Técnica de Toque

  1. Movimentos Constantes:
    • Use o pulso para movimentos precisos e leves ao tocar o arame com a baqueta.
  2. Cabaça:
    • Afaste e aproxime a cabaça do corpo para variar a ressonância (efeito wah-wah).
  3. Caxixi:
    • Mexa o caxixi em sincronia com os toques para enriquecer o som.

6. Dicas de Prática

  1. Comece Devagar:
    • Toque ritmos básicos repetidamente para adquirir consistência.
  2. Rodas de Capoeira:
    • Participe de rodas para se familiarizar com a interação entre berimbau e outros instrumentos.
  3. Gravações e Vídeos:
    • Escute mestres como Mestre Bimba e Mestre Pastinha para aprender ritmos e estilos.
  4. Afinação do Gunga:
    • Certifique-se de que o gunga está bem tensionado para produzir um som grave e encorpado.

Curiosidades sobre o Gunga

  • O gunga lidera os outros berimbaus na roda, marcando o compasso e ditando a energia.
  • Por ser o mais grave, seu som é essencial para manter a base sólida do jogo.

Com dedicação, você dominará o berimbau gunga e contribuirá para a magia das rodas de capoeira. Se precisar de ajuda com partituras de toques ou referências musicais, é só pedir! 🎶

Como surgiu a capoeira regional?
Leia em Wikpedia

A luta regional baiana

Grupo de Mestre Bimba em 2022
Grupo de Mestre Bimba em 2022

Em 1932, um período em que a perseguição à capoeira já não era tão acentuada, mestre Bimba, exímio lutador no ringue e em lutas de rua ilegais, fundou em Salvador a primeira academia de capoeira da história. Bimba, ao analisar o modo como diversos capoeiristas utilizavam suas habilidades para impressionar turistas, acreditava que a capoeira estaria perdendo sua eficiência como arte marcial.

Dessa forma, Bimba, com auxílio de seu aluno José Cisnando Lima, tornou-a mais eficiente para o combate, inserindo alguns movimentos/golpes de outras artes marciais, como o batuque. Mestre Bimba também desenvolveu um dos primeiros métodos de treinamento sistemático para a capoeira. Como a palavra capoeira ainda era proibida pelo código Penal, Bimba chamou seu novo estilo de Luta Regional Baiana.[16]

Em 1937, Bimba fundou o centro de Cultura Física e Luta Regional, com alvará da secretaria da Educação, Saúde e Assistência de Salvador. Seu trabalho obteve aceitação social, passando a ensinar para as elites econômicas, políticas, militares e universitárias.[16] Finalmente, em 1940, a capoeira saiu do código Penal brasileiro e deixou definitivamente a ilegalidade. Começou, então, um longo processo de desmarginalização da capoeira.

Berimbau Gunga 1

Informação adicional

Peso 2 kg
Dimensões 10 × 10 × 160 cm